Gravidez Canina – Francisca

Espécie: Canina • Raça: Golden x Labrador Retriever • Sexo: Feminino • Idade: 1 ano e 9 meses

 

História Clínica:

A “Francisca” teve o cio há aproximadamente 2 meses e a dona só há 1 dia reparou que esta apresentava o abdómen de um tamanho anormalmente grande.

Veio à clínica para realizar o diagnóstico da possível gestação.

 

Exames Auxiliares:

Foi realizada uma radiografia abdominal que revelou a presença de 7 fetos.

Cuidados a ter com a "Francisca":

Como se verificou a existência de colostro (leite materno) nas mamas, podemos dizer que a gestação se encontra nos 7 dias finais.

Deve efectuar-se a desparasitação interna 1 vez antes do parto e 3 a 4 semanas após o parto.

 

Mais sobre este assunto:

O período de gestação nas cadelas dura aproximadamente 63 dias, podendo variar entre os 56 e os 72 dias. O tamanho da ninhada varia bastante, podendo ir desde 1 cachorrinho em raças miniatura, e ser superior a 15 no caso de raças gigante.

Sinais da altura do parto:

Na altura do parto dá-se um relaxamento da musculatura abdominal. O sinal clínico mais importante é a diminuição da temperatura rectal. Na última semana antes do parto, a temperatura rectal flutua bastante e diminui abruptamente cerca de 8-24 horas antes do parto. Em raças miniatura desce até aos 35ºC, em raças de porte médio pode atingir os 36ºC e em raças gigante os 37ºC.

Alguns dias antes do parto as cadelas ficam mais agitadas, buscam reclusão e sossego e podem mesmo rejeitar a comida; 12 a 24 horas antes do parto procuram um local privado para fazer o “ninho”.

Top